Pular para o conteúdo
Início » Entrevistando: Pr. Leandro Hüttl

Entrevistando: Pr. Leandro Hüttl

O objetivo das entrevistas aqui no Blog é conversar com diversas pessoas para conhecer como elas organizam seu dia, seu trabalho, quais ferramentas usam, quais métodos de produtividade, desafios e problemas que tiveram, enfim… tudo que envolve organização e produtividade.

Conversei com o Pr. Leandro Hüttl, Pastor da Igreja Batista Betel em Goiânia e professor no Seminário Batista Goiano.

Pr. Leandro Hüttl Dias é natural do Rio de Janeiro-RJ, porém morou a maior parte do tempo em Joinville-SC, com sua esposa.

Ele é Contabilista, graduado em Teologia pela Faculdade Teológica REFIDIM com reconhecimento do MEC pela FATEBH, cursou estudos adicionais em Teologia Sistemática, História e Teologia dos Batistas, Aconselhamento, Administração Geral pelo STBG (Seminário Teológico Batista Goiano) e Aconselhamento Bíblico pela Escola Charles Spurgeon. É filiado à OPBB (Ordem dos Pastores Batistas do Brasil) e professor no STBG.

Blog Organize: Como iniciou seu interesse por organização pessoal e produtividade?

Pr. Leandro: Acredito que é um pouco de inclinação pessoal. Desde criança meu pai dizia que quando íamos comprar material escolar, eu sempre queria comprar réguas diferentes, transferidores, e acessórios. De fato, ao longo da minha adolescência e juventude eu percebi isso, sempre gostei de ter o trabalho organizado e fui percebendo ao longo do tempo o quanto trabalhamos melhor quando sabemos onde as coisas e as informações estão, no momento em que precisamos delas.

Isso estamos falando da época do fax, pasta suspensa e arquivo. Quando chegou o ambiente digital meu interesse recaiu principalmente para trabalho e estudo e a facilidade com que era possível organizar as informações. Naturalmente o trabalho digital foi se desenvolvendo, começaram a falar sobre produtividade na internet e eu me interessei pelos artigos de blogs e, posteriormente, vídeo no YouTube. Metodologias, como o 5S, por exemplo, já existiam antes do computador e eu sempre gostei delas.

B.O: Como você faz uso de ferramentas e métodos de organização para sua função e missão na Igreja?

Pr. Leandro: Eu aprendi a usar o (método de produtividade) GTD inicialmente com a Thaís Godinho (acho que muitos de nós devemos a ela a persistência em aprender o GTD) e posteriormente direto na fonte, os livros do David Allen.

Minha missão pastoral na igreja está ligada em três macro áreas: ensino, cuidado do rebanho (aconselhamento) e liderança. No GTD, isso já são três áreas de foco, você sabe porque também usa o método. Uso diferentes ferramentas para cada área, em função da natureza própria de cada uma delas. Por exemplo, para ensino eu uso bastante o Software Bíblico Logos, que é uma biblioteca eletrônica com excelentes ferramentas de busca que ajudam na pesquisa, dentre outras funções.

Para liderança, o leque aumenta mais, porém uso bastante o OneDrive e Microsoft 365, mas também o CorelDRAW!, Logos, UpNote – acredito que quase todas as ferramentas, pois são assuntos variados, desde administração, passando pelos ministérios das igrejas e trabalho com os grupos de discipulado.

Veja também:

B.O: Suponho que o estudo da Bíblia seja essencial na sua rotina, como você usa essas ferramentas para fazer esse estudo Bíblico?

Pr. Leandro: Sim, o estudo da Bíblia é a essência do ministério pastoral e nas três macro áreas que lhe falei. Não posso cuidar, liderar e pregar o Evangelho do Senhor Jesus sem a Sua Palavra – na verdade, muito do que vemos hoje é uma mistura de pensamento humano com certo verniz bíblico usando o Nome de Jesus, mas sem a Mensagem de Salvação que a Bíblia anuncia.

Depois da oração, o Logos hoje é a ferramenta mais importante no meu sistema, pois ali eu posso trabalhar o texto bíblico com as ferramentas teológicas como exegese (tradução dos textos originais em grego, hebraico e aramaico, que antes do Logos consultávamos manualmente no papel) e a hermenêutica (a Bíblia precisa ser interpretada e não “adivinhada”).

A partir disso, é que sermões são escritos, estudos bíblicos e aconselhamentos são feitos e até mesmo reuniões de liderança, pois a igreja não pode perder sua identidade e valores próprios, ela não é uma organização secular. Por mais que uma organização secular seja ética e correta, a igreja não pode importar modelos prontos, uma vez que seus objetivos são diferentes de uma empresa, ONG ou qualquer outra organização.

Todavia, naturalmente, a igreja usa conhecimento e ferramentas administrativas para questões jurídicas, patrimoniais e contábeis, por exemplo, considerando as obrigações legais que temos que cumprir.

B.O: Através dos grupos do Telegram, já percebi que você tem um processo pessoal de organização. Pode contar um pouco sobre ele?

Inscreva-se gratuitamente no Canal do Telegram!

Dicas rápidas, notícias, posts do Blog, posts exclusivos e muito mais!

Pr. Leandro: Para a área de ensino, em especial para o sermão, além do Logos que já foi citado, eu gosto também de usar o UpNote, o Microsoft 365 e o OneDrive.

O Logos para o que já expus panoramicamente (é uma ferramenta muito profunda, há cursos dedicados a ele, eu já fiz inclusive). O UpNote serve para anotar minhas impressões ao texto bíblico, salvar estudos de comentaristas bíblicos, traduções, esboços, escrita inicial, etc – embora o Logos tenha um sistema interno de notas, que eu já usei, prefiro hoje usar outro app, não gosto da sensação de fazer tudo em único lugar (talvez herança da época do trabalho analógico).

Quando termino a fase de pesquisa do texto que vou pregar, escrevo o sermão no Word usando o material que está no UpNote. Mais uma vez, o Logos tem um editor interno, que também já usei, mas depois voltei para o Word por costume mesmo. Depois do sermão pronto (eu digito todo ele e não somente um esboço com tópicos), apago a pesquisa no OneNote ou salvo uma, ou outra nota em cadernos específicos, se perceber que se trata de material que eu possa usar no futuro.

Por fim, eu imprimo o trabalho final e levo para o púlpito. Já usei tablet muito tempo, mas tenho preferido usar o papel para pregar. É tecnologia demais, às vezes sentimos falta de algo físico também.
Fora o sermão, uso a metodologia GTD, com as ferramentas do Google (Agenda, tarefas e Keep para trabalho “burocrático”), Todoist para várias listas de informações, UpNote para registrar ideias e pesquisas, MS 365 e OneDrive. Recentemente adicionei o sistema PARA do Tiago Forte com o GTD, mais especificamente na etapa da organização.

B.O.: Quais os atuais aplicativos ou ferramentas analógicas que você mais usa?

Pr. Leandro: Logos, OneDrive, Google Agenda e Tarefas, Keep, UpNote e Todoist.

Gosto da sincronia rápida do UpNote entre o celular e o computador – eu preciso disso, pois às vezes as ideias para a mensagem que estou fazendo podem acontecer depois do período de oração e estudos (a mente e o coração ficam trabalhando), e eu adiciono ao caderno chamado “Próx. Sermão”. Quando vou continuar o trabalho no computador, resgato minhas notas para desenvolver e concluir o trabalho. No computador, uso o Windows e no celular o Android.

Ferramenta analógica, tenho um bloco de rascunho na mochila que compro na papelaria, formato 142x198mm e outro em cima da minha mesa na igreja. Além de um caderno do tamanho de uma agenda que uso normalmente em reuniões. Há momentos em que gosto de escrever as orações, como fizeram os salmistas, por exemplo, isso ajuda a organizar os pensamentos e sair um pouco do digital (não somos digitais), o papel é muito bom para isso. Para escrever prefiro canetas hidrográficas/booleanas/nanquim 0.4 ou 0.5mm. Quando uso notas físicas de reuniões eu as digitalizo no OneDrive.

B.O.: Leandro, muito obrigado pela sua participação! Para te conhecer mais ou entrar em contato, quer divulgar suas redes sociais?

Pr. Leandro: Imagina, eu que agradeço a oportunidade de participar do seu blog e poder compartilhar um pouco da minha organização. Seguem minhas redes sociais: Instagram / Facebook / Site da Igreja.


Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!

Inscreva-se gratuitamente no Canal do Telegram, para receber novos posts, além de diversos outros conteúdos. Também estou disponível mais ativamente no Twitter. Me segue lá!

Espero que esse post tenha te ajudado 😉. 

Até o próximo post!