No último post de 2022, escrevi que um dos objetivos para o Blog, em 2023, seria lançar uma seção de entrevistas. Promessa é dívida, e não sou uma pessoa de ficar devendo 😎.
O objetivo dessas entrevistas é conversar com diversas pessoas para conhecer como elas organizam seu dia, seu trabalho, quais ferramentas usam, quais métodos de produtividade, desafios e problemas que tiveram, enfim… tudo que envolve organização e produtividade.
E essa seção de entrevistas, não poderia começar melhor! Conversei com PotHix, Desenvolvedor de Software na Doist, empresa proprietária do Todoist. Nossa conversa começou após ler um post em seu blog, publicado em 2021, sobre seu sistema de organização e produtividade.

PotHix (Willian Molinari) é desenvolvedor de software há mais de 15 anos e passou por várias linguagens de programação (ASP, PHP, Ruby, Python, Go, Rust, Elixir, etc.). Já trabalhou em empresas de vários tamanhos, desde startups de menos de 10 pessoas a empresas com mais de 1000 funcionários. Fez dezenas de palestras pelo Brasil e algumas palestras internacionais, totalizando mais de 70. Tem dois livros publicados e foi revisor técnico de vários outros: https://pothix.com/book/ .
Hoje trabalha em período integral para a Doist, como desenvolvedor de software. Seu foco principal sempre foi APIs, mas trabalha com backend, em geral.
Blog Organize: A Doist é uma empresa que, desde antes da pandemia, já atuava de forma remota. Imagino que você ainda esteja trabalhando remotamente. Como é trabalhar numa empresa já consolidada no trabalho remoto? O que você aprendeu em todos esses anos de trabalho remoto?
PotHix: Eu já trabalhava remoto antes da Doist. Posso até me arriscar a dizer que eu fui um dos precursores do trabalho remoto na empresa anterior. Trabalho remoto sempre fez sentido para mim, e venho tentando atuar dessa maneira desde o começo da minha carreira. As coisas só começaram a engrenar com remoto por volta de 2016.
A Doist está na vanguarda de trabalho remoto e assíncrono e eu gosto bastante dessa posição. Muitas vezes a gente sofre um pouco porque pouquíssimas pessoas estão fazendo a mesma coisa, mas nós também chegamos em algumas formas bem únicas de trabalhar.
Eu aprendi a separar tempo para trabalho mais profundo, e separar comunicação de execução. Trabalhar e ficar recebendo comunicação a todo momento é algo que realmente atrapalha o trabalho final.
B.O.: Assim como você, eu também costumo usar com frequência as datas de vencimento do Todoist, para planejar as tarefas para aquele dia. Já ouvi algumas críticas sobre isso, que não devemos datar as tarefas, exceto se, de fato, for um prazo. O que você pensa sobre isso?
PotHix: Há várias formas de se fazer isso. O GTD (Getting Things Done) recomenda nunca colocar datas nas tarefas, se não for algo que você realmente precisa executar naquela data. Isso é bem interessante, mas só funciona se você estiver seguindo todo o processo e fazendo todas as revisões, que é parte fundamental.
Eu nunca consegui aplicar as revisões do GTD no meu processo. Sempre achava essa a parte mais chata e simplesmente não acontecia. Com as datas nas tarefas, eu consegui encontrar uma forma fácil de ter uma ideia de quando eu preciso fazer as coisas. A parte fundamental para usar isso é saber que é OK adiar as tarefas que não são sua maior prioridade.
B.O.: No seu artigo, escrito em 2021, seus projetos principais do Todoist eram: “Pessoal, Aulë Software, Trabalho, Hobbies, Eu/Esposa, Calendários e Outros”. Houve alguma mudança nesses projetos principais?
PotHix: A única mudança é que criei um projeto chamado PotHix, referente a tudo que eu quero fazer para melhorar profissionalmente. Antes isso estava em “Pessoal”, mas eu não gostava muito do conceito.
Às vezes, tem coisas que eu preciso aprender para o trabalho, ou coisas que preciso melhorar de acordo com feedbacks que recebi. Esse projeto me ajudou a separar projetos que não tem nenhuma finalidade profissional ou fim lucrativo (exemplo: alterar cartas de Magic The Gathering) dos projetos que eu faço para aprender coisa nova ou ganhar dinheiro (exemplo: criar um software em Rust para aprender a linguagem).
A criação desse projeto me ajuda a ter filtros específicos para épocas específicas. Quando eu quero fazer um projeto legal, mas não profissional, por exemplo.
B.O.: No artigo, você diz que usa um método de filtros, chamado de “peak, trough, rebound”. Poderia explicar melhor como você usa esses filtros?
PotHix: Esses filtros seguem uma ideia exposta no livro When (https://pothix.com/when/) . A ideia é que o nosso dia não é igual e cada pessoa tem seus níveis de energia. A ideia é que você coloque as tarefas mais complicadas e que exijam mais concentração no momento que você tem seu pico de energia (Peak).
Trough é quando você está no mínimo de energia (por exemplo: depois do almoço), então você pode deixar tarefas bobas como responder e-mails para esse momento.
Já o Rebound é quando passou o trough e você está aos poucos ganhando energia antes do fim do expediente (pensando só em trabalho aqui), então você pode colocar uma tarefa que precisa ser terminada ou que precisa de um pouco mais de criatividade.
B.O.: Poderia recomendar alguns filtros básicos que você acha interessante para os leitores daqui do Blog?
PotHix: O meu filtro mais recente se chama “Slacking today”. Ele engloba todas as tarefas que podem ser executadas no meu celular, quando eu estou aguardando alguma coisa. Ele geralmente inclui: acessar alguns sites que me dão pontos ou streak e são úteis de alguma forma, olhar meu linkedin (semanalmente), olhar e-mails, atualizar lista de leitura, etc. Eu o implementei via labels, então adiciono uma label slacking nas tarefas que fazem sentido.
Tenho um filtro chamado “Next by project”, que é uma forma legal de eu saber quais são as próximas tarefas prontas para serem executadas em cada projeto. Eu adiciono uma label next nessas tarefas e vou mudando sempre que eu executar. Esse filtro me ajuda a entender o que eu posso fazer quando eu tenho tempo o suficiente para executar qualquer coisa e só preciso achar o projeto.
Eu tenho filtros de “Hoje no trabalho” (Basicamente today & ##Doist) e “Hoje pessoal”, para que as coisas não se misturem durante o dia. Eu também mantenho um “Prioridade no trabalho”, é a mesma coisa do “Hoje no trabalho”, mas filtra por tarefas com alta prioridade.
Ganhe 2 meses grátis de Plano Pro no Todoist!
Criando uma conta no Todoist pelo botão abaixo (link parceiro do Blog), você ganhará 2 meses grátis do Plano Pro. Assim, você pode usar os filtros de forma ILIMITADA.
B.O.: Meu objetivo com o Blog é ajudar pessoas que precisam organizar seu trabalho, seus estudos ou qualquer área da sua vida, mesmo aquelas que possuem experiência zero com organização e produtividade. Com tudo que você já aprendeu e aplica na sua rotina, poderia listar cinco dicas essenciais para quem está precisando se organizar?
PotHix: 1. Uma coisa que demorei muito para ter na minha vida foi um sistema de notas que funcionasse. Por muitos anos, eu tinha minhas notas espalhadas em todo lugar. Centralizar minhas notas e ter um sistema legal para isso fez total diferença para mim. Eu recomendo muito as pessoas escolherem o delas. Minha indicação de sistema seria o obsidian.md ou logseq.com.
2. Tenha um sistema confiável (a palavra vem do GTD) onde você pode colocar qualquer tarefa que venha na sua cabeça e isso não vai se perder. O meu sistema confiável é o Todoist. Sempre que eu tenho qualquer ideia, eu coloco lá e volto para o que eu estava fazendo. Isso me ajuda bastante a manter o foco.
3. Não fique tão preso a processos. Comece a fazer as coisas do seu jeito e vá aperfeiçoando aos poucos. Às vezes, a gente fica paralisado por não saber exatamente como começar. Apenas comece e vá melhorando!
4. Participe de grupos de interesse. Sempre que você encontrar algo que você gosta e quer aprender mais, procure um grupo de pessoas com o mesmo interesse que o seu e participe. Pode ser algo digital (grupo de mensagens, fórum, etc.) ou mesmo presencial (meetup). Esses grupos ajudam muito a manter o seu engajamento e aprender mais.
5. Entenda bem como seu corpo funciona e crie uma rotina que se adapte a isso. Pense em quais momentos você produz mais e se sente mais tranquilo. Tente separar mais tempo como esse, removendo coisas inúteis do resto. Quando você estiver nesse momento, faça as tarefas que mais importam para você.
B.O.: No seu artigo, você escreveu que durante a pandemia passou a fazer supermercado apenas online. Você continua fazendo supermercado online?
PotHix: Eu acho que é a forma mais fácil de se fazer. Depois que você faz a primeira você pode só repetir e remover os items que não precisa. Nunca foi tão fácil fazer compras.
No geral a gente ainda faz bastante compra de mercado online, economiza bastante tempo. 🙂
B.O.. Muitíssimo obrigado por participar dessa entrevista! Quer deixar algumas palavras finais?
PotHix: Foi um prazer participar dessa entrevista. Eu uso o Todoist desde a sua primeira versão, no começo da minha carreira e hoje tenho a chance de contribuir para o desenvolvimento do produto. Produtividade e desenvolvimento de software sempre foram bastante presentes na minha vida e eu gosto bastante de falar de ambos. 🙂
Para quem quiser me acompanhar mais, fiquem de olho no meu site (https://pothix.com) e podem procurar PotHix em qualquer lugar que há uma grande chance de ser eu. 🙂
Se quiserem contribuir para o meu trabalho de alguma forma, vocês podem fazer me patrocinar via GitHub (https://github.com/sponsors/PotHix) ou mesmo comprar meu livro: https://desconstruindoaweb.com.br
Espero que esse post tenha te ajudado 😉. Me conte nos comentários o que você achou dessa entrevista ou deixe seu comentário lá no Canal do Telegram. Inscreva-se no Canal para receber dicas rápidas, notícias, posts do Blog, vídeos etc. Procuro estar presente lá quase todo dia útil.
Também estou disponível no Twitter e no Instagram. Me segue lá!
Até o próximo post!
P.S.: Este post pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Só recomendo serviços e produtos que acredito serem úteis para você. Utilizando esses links, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!

Sou apaixonado por organização, ferramentas e métodos que possam auxiliar nosso dia-a-dia. Há anos utilizo diversas formas para organizar meu trabalho e minha vida pessoal. E agora tomei a decisão de compartilhar isso com você! 😉