Pular para o conteúdo
Início » Entenda o GTD: Projetos e Ações

Entenda o GTD: Projetos e Ações

Recentemente, postei aqui no Blog os 5 métodos de produtividade que podem te ajudar a ser um pouco mais produtivo. Assim que o post foi publicado, eu fiz uma enquete lá no Canal do Telegram perguntando, aos inscritos, qual o método eles gostariam de conhecer mais.

A briga foi feia 😂 entre o GTD (Getting Things Done) e o Eat The Frog, mas ao final de uma semana, “venceu” o GTD.

Print de enquete do telegram com resultados percentuais para cada método de produtividade.
Resultado da enquete no Canal do Telegram

Então, decidi trazer aqui para o Blog dois conceitos fundamentais no GTD: Próxima Ação e Projeto.

Quer participar de outras enquetes como essa? Inscreva-se lá no Canal! É gratuito!

Próxima Ação no GTD

Se pensarmos na produtividade como uma pirâmide, uma ação seria a base dessa pirâmide. No GTD, o conceito de próxima ação é o seguinte:

É a atividade seguinte física e visível que leva algo à sua conclusão. Tudo que você quer realizar exige uma próxima ação para avançar. Suas próximas ações são os alicerces da sua produtividade. (David Allen & Brandon Hall)

Ou seja, são nas próximas ações que você vai pensar todo santo dia, para fazer avançar seus projetos pessoais e profissionais.

Projeto no GTD

O projeto é o 2º nível dessa pirâmide. Mas, é preciso tomar cuidado com esse conceito.

Projeto é um conceito que pode ser diferente, dependendo da área de conhecimento que usa esse conceito. Por exemplo, na área de Administração e Gestão, especificamente Gestão de Projetos, o projeto tem outra definição. Por isso, atenção quanto ao contexto em que você usará esse conceito.

Dito isso, vamos ao conceito de projeto no GTD:

Qualquer coisa que você precise ou queira fazer que exija mais de uma ação e que você possa finalizar em até um ano. (David Allen & Brandon Hall)

A partir desse conceito, é possível perceber que temos e teremos muitos projetos. Por isso, para fazer o acompanhamento de tantos projetos, é importante ter uma lista de projetos. Atualmente, faço o acompanhamento dos meus projetos pelo Todoist. Em breve, vou mostrar aqui no Blog como eu uso o Todoist para isso 😉.

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!

Espero que esse post tenha te ajudado 👍. 

Até o próximo post!

P.S.: Este post contém links de afiliados. Se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Só recomendo serviços e produtos que acredito serem úteis para você. Utilizando esses links, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!

Marcações: