O Chromebook tem a característica de ser mais barato que os notebooks convencionais, mas será que é bom? Será que vale a pena comprar? Me acompanhe nesse post que eu vou responder a essas perguntas a partir da minha experiência com ele.
O Chromebook é um notebook que roda o sistema operacional ChromeOS, desenvolvido pelo Google. Ou seja, não é um Windows, não é um Linux (apesar de ter o núcleo Linux) e também não é um MacOS.
Sendo assim, se você pretende adquirir um Chromebook, é preciso saber que você estará diante de um equipamento com interface e funções ligeiramente diferentes. Porém, nada que atrapalhe muito a sua experiência.
Assim que comprei, eu fiz um unboxing bem rapidinho lá no Canal do Telegram. Se quiser assistir, te convido a entrar lá no Canal (É gratuito!). Para te ajudar a localizar o vídeo, gerei esse link da mensagem, assim você acessa mais rapidamente o vídeo.
Agora, sem demora, vamos descobrir se o Chromebook é bom para você e se vale a pena comprar.
Modelo do Chromebook 💻
Primeiro, é preciso esclarecer para você qual foi o modelo de Chromebook que eu comprei e estou usando (estou escrevendo esse post nele, como alguns outros textos que já saíram aqui no Blog).
É o Acer Chromebook 311, com processador Dual Core, 4GB de memória RAM, 32GB de SSD eMMC e Tela 11.6”. Especificamente, o número do modelo é o CB311-9H-C4JV
Mobilidade 🎒
Já vou começar descrevendo o primeiro motivo pelo qual comprei o Chromebook. Eu gostaria de um equipamento que permitisse maior mobilidade, tanto pelas suas dimensões quanto pelo seu peso.
Eu já possuo um Notebook tradicional, entretanto, ele pesa quase 3Kg e minha mochila já tem um peso “natural” dela. Além disso, estava chato ficar conectando e desconectando os cabos que uso no meu home-office.
Ao mesmo tempo, eu gostaria de um equipamento com teclado porque digitar em um Tablet não é para mim, o que me levaria a adquirir um Tablet e um teclado compatível. E os modelos de Tablets razoáveis, presentes no mercado, seriam o mesmo preço ou mais caro que o Chromebook.
E, nesses aspectos, o Chromebook me atendeu muito bem, já que sua tela de 11,6” tem o tamanho ideal, nem muito pequena, nem muito grande. Além disso, ele pesa apenas 1,06 Kg, ou seja, 3x menos que o meu notebook tradicional.
Teclado e Touchpad ⌨️
O teclado do Chromebook é naquele estilo padrão QWERTY, com “Ç”. As diferenças ficam pela ausência das teclas de Função, Caps-Lock e Windows (esse último não tinha razão de ter mesmo né hehehe). Mas, Calma! Vou explicar se isso fez falta ou não.
A tecla Caps-Lock tem em seu lugar uma tecla de pesquisa, como você pode ver na foto acima. Confesso que ainda não me acostumei com essa tecla. Com certa frequência, eu aperto essa tecla de forma involuntária pensando que ali está o CAPS LOCK, o que acaba aborrecendo um pouco.
Entretanto, a boa notícia é que o CAPS LOCK não deixou de existir, só está escondido. Para ativá-lo, basta apertar as teclas Alt + Pesquisa (exatamente a tecla onde deveria estar o CAPS LOCK) e um pequeno símbolo será mostrado no canto inferior direito, na área de notificações, indicando que o CAPS LOCK está ativado.
Além disso, também é possível facilmente transformar a tecla de pesquisa em uma tecla de CAPS LOCK. Basta fazer o seguinte:
- Acesse o Menu clicando na bolinha no canto inferior esquerdo da barra de tarefas.
- Procure por Configurações.
- Clique em Dispositivo.
- Escolha a opção Teclado.
- Na tecla Pesquisa, selecione a opção CAPS LOCK.
Os botões de ação que substituem as teclas de função agregam à funcionalidade do Chromebook. Duas teclas interessantes são as teclas voltar e avançar, que exercem a função de voltar ou avançar uma página no navegador Google Chrome.
Entretanto, não foram as teclas que eu mais usei. As teclas de atualizar a página, ampliar a tela e as teclas de volume foram usadas com mais frequência por mim.
Em relação ao Touchpad, ele funciona bem, tem um bom espaço para toque e um botão mecânico equivalente ao botão esquerdo do mouse. Para realizar o clique do botão direito, é preciso tocar com os dois dedos no Touchpad.
Apesar de não conhecer da engenharia do produto, penso que a inclusão de um botão direito no Touchpad poderia ser algo simples de implementar nos próximos modelos.
Com a tecla Backspace, eu demorei um pouco para me acostumar com seu tamanho. Ela é um pouco menor que um teclado tradicional e, algumas vezes, eu apertava sem querer o “igual”. Porém, depois de alguns dias eu me adaptei ao seu formato.
Bateria 🔋
Outra promessa do Chromebook é de ter uma bateria de longa duração. Inclusive, como é possível ver no vídeo de unboxing que fiz lá no Canal do Telegram, próximo ao Touchpad (onde ficam as características principais do equipamento) tem um símbolo mostrando que a bateria dura mais de 10h. Será que é verdade?
SIM, é verdade. No meu primeiro uso, fiz questão de registrar as horas de uso. Somados os momentos em que usei com o Chromebook, a bateria suportou um período de 11h a 12h de uso normal, com navegação no Google Chrome, uso de aplicativos e edição de textos.
Portanto, se você precisa de um notebook com bateria de longa duração (o que era algo que eu procurava também), o Chromebook vai suprir sua necessidade.
Curiosamente, quando inicializei o equipamento pela primeira vez, após a abrir a caixa, foi a necessidade de ligar o equipamento na tomada para ele executar a inicialização. Porém, essa necessidade está bem destacada no manual do produto (o inteligente aqui foi ligando direto sem ler o manual…).
Só para deixar claro, isso foi preciso apenas na primeira vez de uso, depois, obviamente, não é preciso o Chromebook estar ligado na tomada para inicializar.
Ferramentas Google 🔍
No aspecto integração com as ferramentas do Google, com era de se imaginar, o Chromebook é excelente! Só foi preciso inserir minha conta do Google e minha senha logo ao inicializar pela primeira vez o Chromebook, e pronto!
O navegador Google Chrome já estava com meus favoritos, com as minhas extensões, meu Google Keep já estava sincronizado, minha senha da conta Google já passou a ser a senha de bloqueio do equipamento, entre outras diversas integrações.
Pode parecer simples, mas comprar um equipamento que praticamente vem pronto para usar, integrado às ferramentas do Google que já utilizo no dia a dia, foi uma vantagem enorme. A sensação que tive foi de familiaridade com o novo equipamento.
É claro que meu sistema de trabalho foi sendo adaptado há alguns anos para utilização das ferramentas Google. Então, meu fluxo de trabalho, meus arquivos do Google Drive, meus sistemas de produtividade, por estar baseado em aplicações Web facilitou muito essa adaptação ao Chromebook.
Se você não utiliza as ferramentas do Google na sua rotina, esse processo de adaptação pode ser um pouco maior. Então, se você ainda não usa as ferramentas do Google, mas deseja adquiri um Chromebook, eu recomendaria que você comece a testar as ferramentas do Google primeiro. Aqui no Blog e no Canal do Youtube, tem alguns conteúdos que podem te ajudar como:
- 10 Dicas Incríveis para usar no Google Drive
- 7 Extensões para usar no Google Chrome em 2022
- Como usar o Google Agenda no Celular do ZERO – 5 Dicas de Organização
- 5 funções INCRÍVEIS do Google Keep!
E mais conteúdo sobre as ferramentas do Google eu devo publicar aqui no Blog. Para acompanhar as publicações e também receber dicas rápidas, notícias, entre outros conteúdos, me acompanhe lá no Canal do Telegram.
Android e Aplicativos 📱
A integração com o Android é outro aspecto vencedor do Chromebook. Depois das configurações iniciais, é perguntado ao usuário se deseja vincular o Chromebook ao celular. Quando optei por vincular, todas as senhas Wi-fi foram sincronizadas, o que me fez ganhar um bom tempo no processo chato de cadastrar novamente todas as redes que tenho acesso.
Além disso, esse recurso que é chamado de Phone Hub, permite desbloquear o Chromebook com o smartphone, ver as notificações do telefone, ver nível de bateria do telefone, silenciar o telefone, localizar o telefone, ver fotos e vídeos recentes e ativar ponto de acesso.
Os aplicativos destinados ao Chromebook são baixados diretamente da Play Store. Alguns deles são otimizados para Chromebook (como o Google Keep, o Canva, o Telegram etc.), entretanto, muitos outros não têm essa otimização.
Você até consegue baixar o aplicativo e utilizá-lo em sua versão mobile, como é o caso do Instagram, mas fica com aquela interface retangular da versão móvel. E isso incomoda, já que fica nítido que aquela aplicação não é própria para o equipamento.
Sendo assim, a disponibilidade de aplicativos e softwares destinados ao Chromebook ainda é pequena (em comparação ao Windows e Mac), representando um ponto negativo do Chromebook.
No meu caso, especificamente para o trabalho, eu preciso utilizar um token com certificado digital. O Drive do Token não tem versão para Chromebook, apenas Windows e MacOS, o que me impede de usar o Chromebook integralmente no meu trabalho. Portanto, é preciso considerar adequadamente quais softwares você utiliza, caso pretenda usar única e exclusivamente o Chromebook, sem ter outro notebook para lhe dar suporte.
Apesar disso, o número de aplicações desenvolvidas ou otimizadas para Chromebook vem crescendo. Para ajudar, o Google tem uma página com uma lista de aplicativos que podem ser usados no Chromebook.
Jogos 🎮
Definitivamente, jogar não pode ser seu critério principal ao comprar um Chromebook, pelo menos em relação ao modelo que eu comprei e que descrevi no início desse post. Digo isso porque o hardware desse modelo não foi apropriado para jogos, não tem um processador muito potente, não tem uma placa de vídeo dedicada, ou a possibilidade de expandir o desempenho.
Apesar disso, ele permite, sim, que você jogue alguns jogos mais simples ou readaptados ao Chromebook. Por exemplo, nos testes que eu fiz com meu sobrinho (Obrigado Arthur pela ajuda! 🤗), o Asphalt 9 rodou bem, apesar da qualidade razoável do vídeo, assim como o Alto’s Odyssey.
Entretanto, jogos como Counter Atack Multiplayer e PUBG Mobile, não rodaram.
Pesquisando no Google, alguns portais afirmam que alguns jogos clássicos como o Castlevania: Symphony of the Night e Baldur’s Gate 2 também podem ser jogados. Porém, não consegui testar ainda para confirmar para você como foi minha experiência.
Offline 📶
O Chromebook, por executar principalmente aplicações Web, precisa de internet. Mas, será que ele é um peso para papel sem internet?

Não! Primeiro porque, apesar de o login ser realizado com sua senha da conta Google, possivelmente ela é armazenada de alguma forma, já que mesmo sem estar conectado conseguimos desbloquear o dispositivo.
Fiz então um teste de edição de documentos no Google Docs. Iniciei o dispositivo sem internet e acessei o Google Docs. O arquivo que estava trabalhando no dia anterior estava lá, sincronizado. Comecei então a escrever. No canto superior esquerdo da tela do Google Docs aparecia a seguinte mensagem: “Salvo neste dispositivo”.
Acessei meu smartphone no aplicativo do Google Docs e, como era esperado, a sincronização não foi feita. Ou seja, a edição foi salva apenas no dispositivo. Fiz então a conexão com o Wi-fi…a sincronização com o Smartphone foi imediata, não deve ter durado 2 segundos!
Ou seja, você pode tranquilamente iniciar seu trabalho no Google Docs, Google Planilhas ou Google Slides que depois ele será sincronizado quando tiver o acesso à internet.
Também quis verificar se algum jogo rodava sem internet e o Alto’s Odyssey funcionou corretamente. Portanto, é possível trabalhar nos aplicativos de escritório do Google, assim como jogar alguns jogos já instalados na máquina.
Conexões 🔄
No Acer Chromebook 311 existem duas portas USB-C, uma entrada para fone de ouvido do tipo P3, um leitor de cartão de memória MicroSD e conexão Bluetooth. Importante ressaltar que não tem entrada para HDMI.

Além das conexões físicas, o ponto de acesso com o smartphone funcionou super bem (estou usando ele no momento que escrevo esse texto em um consultório médico). Além disso, não tive problemas com a conexão de um mouse wireless da Dell, adquirido há alguns anos.
Também testei a integração do Chromebook ao Chromecast. O modelo que eu tenho é ainda aquele antigo, sem controle remoto. Em relação ao uso do Chromecast, confesso que eu esperava um pouco mais.
Pensei que haveria facilmente a transmissão da tela do Chromebook na TV, mas não foi o que ocorreu. A transmissão acontece apenas em aplicativos específicos de vídeo, como o Youtube. Quando você seleciona um vídeo do Youtube no navegador, através da função Transmitir do Google Chrome, é permitido controlar a reprodução do vídeo através do Chromebook.
Se você souber de alguma outra integração do Chromebook ao Chromecast, coloca aí nos comentários para ajudar outras pessoas.
Prós 👍 e Contras 👎
Em resumo, vou apresentar abaixo os Prós e Contras para te ajudar a decidir se o Chromebook é um bom notebook:
PRÓS
- Integração com as ferramentas do Google.
- Integração com o Android.
- Características que facilitam o uso móvel do equipamento.
- Bateria de longa duração (mais de 10h de uso).
- Excelente custo benefício, considerando seu baixo preço.
CONTRAS
- Ainda não existe uma grande variedade de aplicativos e softwares otimizados para o Chromebook.
- Não é adequado para jogos (pelo menos o modelo que comprei).
O Chromebook é bom? Vale a pena comprar?
Sim. Se você deseja um notebook com integração às ferramentas do google e ao Android, e sua necessidade é realizar, prioritariamente, atividades como edição de textos, planilhas, apresentações, ou usar qualquer aplicação via navegador Google Chrome, eu recomendaria, sim, o Chromebook.
Por outro lado, como disse nos tópicos anteriores, se você utiliza algum software ou programa essencial para você que é desenvolvido apenas para Windows ou MacOS e não existe substituto otimizado para o Chromebook, talvez seja necessário você ainda ter um Notebook tradicional.
Quanto a mim, que comprei o Acer Chromebook 311 para realizar atividades através do Google Chrome, usar as ferramentas do Google e ter maior mobilidade para escrever posts como esse, estou bem satisfeito!
Se você se interessou pelo Chromebook, encontrei na Amazon o Acer Chromebook 311 por um preço bem acessível e, ainda, com tela sensível ao toque. Comprando pelo link abaixo, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!
Espero que esse post tenha te ajudado de alguma forma 😉. Se você tiver alguma dúvida sobre o Chromebook, coloca aí nos comentários. Se eu souber responder, ficarei feliz em te ajudar.
Considere se inscrever lá no Canal do Telegram, para receber dicas rápidas, notícias, posts do Blog, Vídeos etc. Procuro estar presente lá quase todo dia útil.
Também estou disponível no Twitter e no Instagram. Me segue lá!
Até o próximo post!
P.S.: Este post pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Só recomendo serviços e produtos que acredito serem úteis para você. Utilizando esses links, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!

Sou apaixonado por organização, ferramentas e métodos que possam auxiliar nosso dia-a-dia. Há anos utilizo diversas formas para organizar meu trabalho e minha vida pessoal. E agora tomei a decisão de compartilhar isso com você! 😉
Post completinho, tirou todas as minhas dúvidas. Obrigada pela resenha!
Que bom Karina 😊! Obrigado pelo comentário.
Não é possível comentar.