Nesse artigo, você vai saber o que é uma Check-list, quais os benefícios de usar Check-lists no Google Planilhas e como criar sua Check-list.
O Check-list, ou lista de verificação, pode ser usado em qualquer aspecto da sua vida, desde atividades profissionais a atividades pessoais. Ou seja, para tudo!
Elas te ajudam a confirmar se você não esqueceu nenhum passo ou tarefa relacionada a alguma atividade.
O que é um Check-list e para que serve?
Um Check-list é uma lista de itens que se deve percorrer para garantir que todos os passos ou etapas de determinada atividade foram realizados.
As listas de verificação podem ser usadas para praticamente qualquer coisa, desde atividades extremamente complexas, como pilotar um avião, a etapas importantes para você, como arrumar sua mala. Veja algumas ideias de Check-lists:
- Check-list antes da cirurgia (você passará por uma cirurgia);
- Check-list para o procedimento cirúrgico (você é o cirurgião);
- Uma lista de verificação antes de voar;
- Uma lista de verificação antes de sair de férias;
- Uma lista de verificação ao fazer as malas para uma viagem;
- Check-list para o Pós-venda.
Quais as vantagens de usar um Check-list?
Usar um Check-list pode ter diversas vantagens, por exemplo:
- Ajudam a organizar pensamentos e tarefas;
- Eles garantem que nada seja perdido;
- Eles são usados para garantir que nenhum erro seja cometido;
- Eles fornecem foco na tarefa em mãos;
- A lista ajuda a minimizar o estresse.
Agora que você sabe de algumas vantagens gerais de usar Check-lists, vamos ver quais os benefícios de usar Check-lists no Google Planilhas.
Quais são os benefícios de usar Check-lists no Google Planilhas?
O Google Planilhas é uma ferramenta poderosa para realizar diversos cálculos, elaborar gráficos, relatórios, etc. Mas ela também pode ser usada para criar check-lists. Veja alguns benefícios para criar suas Check-lists no Google Planilhas
1 – É uma ferramenta online
Por ser uma ferramenta online, ele estará disponível em todos os seus dispositivos. O Google Planilhas pode ser acessado do seu navegador, do seu celular, do seu Tablet e até mesmo de modo Off-line (os arquivos do Google Docs podem ser acessados de modo off-line).
Além disso, por ser uma ferramenta digital, você pode adicionar e remover itens da sua lista facilmente. Isso é muito importante porque considero que o Check-list precisa ser dinâmico. As etapas de uma determinada atividade mudam durante o tempo, algumas etapas podem não ser mais necessárias e outras podem se tornar necessárias. Por isso, usar uma ferramenta digital é importante.
2 – Ela funciona muito bem para extensas atividades
Você sabe quantas células podem ser usadas no Google Planilhas? 200.000 células!! E sabe quantas páginas? 100 páginas!! Ou seja, você pode ter em um único arquivo do Google Planilhas todos os Check-lists da sua vida!
3 – Ela pode ser integrada a outros documentos Google
Se você usa o Google Docs para elaborar documentos e o Google Drive como repositórios de arquivos, você pode ainda se beneficiar pela integração das ferramentas.
Por exemplo, ao inserir links de seus arquivos no Google Planilhas você consegue ter uma pré-visualização do documento e acessá-lo rapidamente.
Veja como fica:

4 – Funciona muito bem com links para outras páginas Web
Da mesma forma que o item anterior, o Google Planilhas funciona muito bem com links par outras páginas. Se você inserir o link, consegue visualizar o título da página, a foto principal e o resumo daquela página.

5 – Ela pode ser integrada a dados numéricos, gráficos, relatórios e outros
A planilha é inicialmente uma ferramenta para realizar cálculos, inserir dados numéricos, gráficos etc. Você pode continuar usando ela dessa forma e adicionar um Check-list como uma página.
Por exemplo, vamos dizer que você tenha uma planilha para acompanhamento de seus investimentos. Essa planilha contém fórmulas, gráficos etc. Todo início de mês você precisa alimentar sua planilha com dados dos seus investimentos.
Como é preciso levantar informações de diversas fontes (bancos, corretoras e outros), você pode criar uma Check-list e relacionar todos os locais em que você precisa buscar essas informações. E o melhor, já pode inserir os links das páginas para rapidamente acessar aquela página quando você precisa.
Como eu faço para criar Check-lists no Google Planilhas?
Veja no vídeo abaixo como usar o Google Planilhas para criar suas Check-lists.
Vale a pena usar Check-lists no Google Planilhas?
Com todos esses benefícios e facilidades em usar o Google Planilhas para manter Check-lists, recomendo que você experimente criar algumas listas (se ainda não tem nenhuma) e use o Google Planilhas por algum tempo. Suspeito que valerá a pena 😉.
Espero que esse post tenha te ajudado. Me diga nos comentários alguns exemplos de Check-lists que você utiliza.
Também estou disponível no Twitter através do @blogorganize, me segue lá para que possamos conversar. Se você gostou desse conteúdo me segue lá para receber conteúdos similares, incluindo imagens e vídeos com dicas sobre produtividade.
Até o próximo post!
P.S.: Este post pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Só recomendo serviços e produtos que acredito serem úteis para você. Utilizando esses links, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!

Sou apaixonado por organização, ferramentas e métodos que possam auxiliar nosso dia-a-dia. Há anos utilizo diversas formas para organizar meu trabalho e minha vida pessoal. E agora tomei a decisão de compartilhar isso com você! 😉