Pular para o conteúdo
Início » 9 ideias maravilhosas para usar o Post-it na sua vida

9 ideias maravilhosas para usar o Post-it na sua vida

Neste artigo, você vai ver 9 ideias para usar o Post-it que podem ser muito úteis para seu trabalho ou sua vida pessoal.

Você não precisa usar sempre ferramentas digitais para se organizar. Existem muitas ferramentas e técnicas analógicas que podem te ajudar (e muito!) a ser mais organizado ou organizada. O Post-it é uma delas! 

Analógico x Digital 

Muitas pessoas enxergam o Analógico x Digital como uma guerra. Tem aqueles que não aceitam usar ferramentas analógicas, dizendo que são retrógradas, ultrapassadas e deixarão de existir.

Por outro lado, existem pessoas que estão fechadas em conhecer e aprender softwares e sistemas de organização digital, permanecendo “presas” a uma única forma de organização. 

Por que criar uma guerra, quando podemos usar os benefícios dos dois mundos, de acordo com cada situação ou contexto?

Então, se você gosta de ferramentas analógicas e visuais, esse artigo é para você. Vamos agora ver como o Post-it pode te ajudar a ser mais organizado(a) e algumas ideias para você utilizá-lo.  

1 – Lembretes na geladeira

Essa é clássica! Para as pessoas que permanecem muito tempo na cozinha (aliás, que lugar para demandar tempo hein), uma boa ideia é deixar o bloquinho de post-its na mesa ou no armário.

Geladeira Duplex
(Imagem de Hasan Serdal Köksal por Pixabay)

Assim que se lembrar de uma tarefa, uma nota, ou compromisso, você faz a anotação no bloco, destaca e cola na geladeira. Como em quase todas as residências, a cozinha é um cômodo com muita movimentação, por isso é um bom lugar para você se lembrar daquela informação e uma boa ideia para usar seu Post-it.

2 – Frases motivacionais

Usar o Post-it na geladeira com uma citação que goste ou uma frase legal está entre as ideias que podem trazer uma motivação extra. Isso pode ajudar na sua energia para o resto do dia ou para que se lembre dela sempre que for abrir a geladeira.

Para o Post-it na geladeira, o tamanho do bloco não pode ser nem muito pequeno, nem muito grande. Uma boa indicação é o de tamanho médio, com medidas de 76mm x 76mm.

3 – Marcações nos livros 

Colar Post-its nos livros é uma boa forma de fazer anotações ou marcações no livro sem que elas sejam permanentes. Muitas pessoas não gostam de fazer marcações no livro porque gostam de deixar ele intacto, sem marcas. Outro motivo também é que um livro sem marcações é mais fácil de vender ou trocar.

Nos livros, você pode usar para fazer uma marcação de página ou uma anotação mesmo.

Marcação de Página

No caso da marcação de página, é possível criar um código de cores para identificar algo que contém aquela página.

Por exemplo, você pode usar um código de três cores dessa forma:

  • Vermelho – Dúvidas ou palavras desconhecidas
  • Azul – Conceitos importantes
  • Verde – Citações

O Post-it para marcação seria um desse tipo:

Post-it verde na mão de uma pessoa.
Post-it para marcações nos livros
(Imagem de mastersenaiper por Pixabay)

O código de cores é seu, então você pode criá-lo da forma como preferir.

Anotações

Outro tipo de Post-it é aquele para fazer anotações, de forma mais tradicional. Nesse, você pode usar para escrever conceitos, passagens importantes e registrar ideias a medida que for lendo. 

O bom de usar um Post-it é que você pode destacar aquela anotação e colar em um caderno ou levar para algum outro local. Por exemplo, ele pode ser utilizado para fazer revisões.

Se quiser, é possível criar também um código de cores para eles, de forma similar ao código anterior.

4 – Registrar tarefas (sem interromper o trabalho) 

Entre todas as ideias para usar o Post-it, essa é a forma que mais uso. Deixar o bloquinho na mesa de trabalho é muito útil para anotar uma tarefa que seu chefe lhe pediu ou alguma tarefa pessoal que veio à sua mente. Nesses casos, usar o Post-it é bom porque você não precisa interromper o que está fazendo para registrar essas ideias.

Uma pessoa com mãos no Laptop e colando um Post-it na tela.
Um bloco de Post-its na mesa de trabalho é muito útil
(Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay)

Apesar de utilizar softwares de produtividade, na minha opinião, a ideia de usar um Post-it é muito útil nesses casos justamente para que você não se distraia mudando sua janela do computador e interrompendo o seu trabalho. 

Depois, no momento oportuno, você processa aquela informação ou tarefa, registrando em seu sistema de produtividade. Para gerenciar minhas tarefas, eu utilizo o Todoist.

5 – Lista de Supermercado

Usar o Post-it como uma pequena lista de supermercado também tem muitas vantagens. Você pode deixar o bloquinho na Despensa ou no armário da cozinha. Percebeu alguma coisa faltando? Já anota no Post-it.

Assim, quando for o dia de ir ao supermercado ou quando a lista já tiver um número suficiente de itens, você destaca a folha e leva ao supermercado. Para esses casos, recomendo um Post-it maior com um formato em estilo de lista.

Valor das Compras

Se quiser, na mesma folha, ao final do supermercado você pode registrar o valor final das compras e guardar em um local apropriado. Dessa forma, você pode ir acompanhando suas despesas com supermercado. 

Você pode então pensar: “Mas uma planilha é muito melhor!”. É mesmo! Entretanto, como escrevi no início, estamos explorando aqui uma ferramenta analógica de organização. É preciso reconhecer que anotar na folha do Post-it é muito mais rápido do que sentar de frente ao computador para fazer os lançamentos na planilha.

6 – Atalhos de teclado

Usar atalhos de teclado é uma ótima forma de ganhar agilidade nas suas atividades realizadas no computador. É claro que tem atalhos que você já memorizou, como o onipresente Ctrl C + Ctrl V. 

Teclado preto iluminado
Deixe um Post-it ao lado do seu teclado com alguns atalhos úteis

Entretanto, diversos outros você ainda não sabe ou memorizou. Por exemplo, você sabia que apertando as teclas Windows + Shift + S você tira uma captura de tela no Windows 10?

Para atalhos úteis que você quer memorizar, usar um Post-it colado perto do teclado é uma boa ideia. Dessa forma, fica muito mais rápido do que você pesquisar novamente o atalho ou abrir um arquivo Word só para isso.

Falando em atalhos, escrevi aqui no Blog um post sobre atalhos de teclado que uso no Todoist. Se você também usa esse aplicativo, verifique aqui alguns atalhos que podem ser úteis para você.

7 – Pequenos Check-lists

Um Post-it de tamanho médio (76mm x 76mm) também pode ser usado para inserir pequenos check-lists. Por exemplo, se existem algumas tarefas semanais que você realiza na cozinha, você pode anotar esse check-list em um Post-it e colar na geladeira.

Para alguma atividade mais simples que você realiza no trabalho, um pequeno check-list perto do teclado pode te ajudar a não esquecer a sequência de tarefas daquela atividade.

8 – Quadro Kanban

Outro lugar muito útil para usar o Post-it é no quadro branco. No quadro, além de poder usar como lembretes em geral, você pode criar colunas representando etapas de um fluxo de trabalho e usar os Post-its como cartões visuais.

Quadra branco com um fluxo de trabalho e diversos post-its
(Imagem de Gerd Altmann por Pixabay)

O Quadro Kanban é ótimo para acompanhar de forma visual etapas de um fluxo de trabalho. Um quadro maior, no estilo sala de aula, é ideal para equipes acompanharem o trabalho em andamento.

Entretanto, com um quadro menor, é possível fazer um Quadro Kanban para o controle de projetos em que você esteja trabalhando. Eu uso um quadro de aproximadamente 60cm x 70cm. Acredito que seja o ideal para o acompanhamento de projetos atuais.

Se quiser saber mais sobre o método, esse artigo é bem completo.

9 – No Bullet Journal

O Bullet Journal é um método de organização que, ao menos em sua concepção original, utiliza-se de um caderno físico para registrar atividades, eventos, hábitos, acompanhamentos etc. Aqui você pode saber mais sobre esse método.

Como é um caderno físico, os Post-its podem ser usados de diversas maneiras, como:

  • Decoração da página – para quem usa as páginas do Bullet Journal de modo mais artístico, pode usar as diversas cores e tamanhos de Post-its para decorar as páginas;
  • Registros temporários – existem informações que não precisam estar registradas definitivamente no caderno. Para isso, use um Post-it que pode ser destacado depois. Por exemplo, uma pequena lista de supermercado é um registro que pode ser temporário;
  • Migração para novo caderno – na hora de iniciar um novo caderno, use os Post-its para reservar coleções (termo designado para reunir informações sobre determinado assunto) antes de criá-las. Assim, a migração de um caderno para outro pode acontecer de forma tranquila;  

Essas foram algumas ideias para usar o Post-it e te deixar mais organizado(a). Apesar da diversidade de softwares e aplicativos, o Post-it ainda é muito útil e só com ele você já pode organizar diversos aspectos da sua vida.

E você? De que forma usa os Post-its? Me conte nos comentários.  


Espero que esse post tenha te ajudado 😉. 

Também estou disponível no Twitter através do @blogorganize, me segue lá para que possamos conversar, tenho postado lá quase todo dia. Se você gostou desse conteúdo, me segue lá para receber conteúdos similares, incluindo imagens e vídeos com dicas sobre produtividade.

Até o próximo post!

P.S.: Este post pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você. Só recomendo serviços e produtos que acredito serem úteis para você. Utilizando esses links, você me ajuda a continuar produzindo conteúdo. Obrigado!

Marcações: